Educação Ambiental

A Educação Ambiental é fruto da reflexão sobre o destino dos recursos naturais utilizados pela humanidade e sobre as consequências de sua má utilização, o que ocasiona a necessidade de formar nos indivíduos hábitos e atitudes voltados à preservação e sustentabilidade desses recursos.

Os princípios orientadores e as estratégias para o desenvolvimento da Educação Ambiental vêm sendo discutidos no decorrer das últimas décadas, mas basicamente pode-se utilizar as definições resultantes da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, realizada em Tbilisi (Geórgia, ex-URSS), em 1977.

A Educação Ambiental deve suscitar uma vinculação mais estreita entre os processos educativos e a realidade, estruturando suas atividades em torno dos problemas concretos vivenciados pela comunidade e enfocando a análise de tais problemas através de uma perspectiva interdisciplinar e globalizada, que permita uma compreensão adequada dos problemas ambientais.

No Brasil foi instituída formalmente pela Lei 9.795 de 1999 – Política Nacional de Educação Ambiental, que a define como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.